Pois é galera, aproveite sua barrinha de chocolate de hoje, porque amanhã pode não ter mais!
Essa trágica história foi publicada em uma matéria no The Independent, um jornal britânico, no dia 8 de novembro de 2010.
Uma combinação de fatores como o aquecimento global, a exploração do trabalho, o mau uso da terra e o aumento do consumo estão levando a produção do cacau a um limite bastante preocupante.
Em cerca de 20 anos o chocolate pode não mais existir. E se acaso existir, não será acessível para a maioria da população, pois seu preço irá decolar, e poderá ser comparado ao preço do caviar. O.o
Trechos interessantes da matéria:
• Um dos principais pólos produtores do mundo, o oeste da África vê seus fazendeiros abandonarem os campos em busca de um negócio mais vantajoso. E sabe por que? Simplesmente porque não há mais vantagem na produção. Recebendo 80 centavos de libra ao dia dos grandes conglomerados fabricantes, qual é o incentivo para não só continuar trabalhando como ainda replantar as árvores que morreram e esperar de 3 a 5 anos para que elas cresçam?
• A Costa do Marfim, o maior produtor mundial de cacau, já sofre com a carência de fazendeiros e a saída dos jovens do campo rumo ás grandes cidades. Já na Indonésia, o 3º maior produtor do mundo, o problema são as mudanças climáticas, que diminuem a produção e elevam o preço.
• Caso os produtores africanos abandonem o plantio do cacau, a América do Sul, o Caribe e a Ásia podem não satisfazer a demanda crescente por chocolate de grandes mercados em ascensão, como a China e a Índia.
Trechos mais "animadores":
• A Nestlé tem um projeto que pretende replantar 10 milhões de árvores para seus fornecedores na próxima década. No futuro, a ideia é apenas comprar cacau desses fazendeiro certificados.
• Segundo os especialistas, a indústria do chocolate está bem à frente de outras (como a do café), na instalação de uma cadeia de produção sustentável.
A situação está ficando complicada, então corra ao supermercado e faça já o seu estoque de chocolate! Melhor nos prevenir, do que viver sem essa delicia! :P
0 Comente e me faça Feliz:
Postar um comentário
Comente